"Somos o que não jogamos fora" Ítalo Calvino

sábado, 22 de janeiro de 2011

Aos 29 anos

Então eu fiz 29 e continuo sagitariana (apesar de os astrólogos dizerem agora que existe um décimo terceiro signo). Não que essa informação seja relevante, mesmo porque nunca me interessei por essa coisa de signo, astrologia... Nem sei o que significa ser de sagitário!

Alguns amigos me falaram que eu estou entrando no período do "Retorno de Saturno". Só entendi que tem alguma coisa a ver com uma grande mudança que vai acontecer na minha vida - algo como um divisor de águas. Bem, de fato, aconteceu uma coisa que mudou bastante a minha rotina. Mas, cética que sou, prefiro acreditar que foram minhas próprias ações, e não o movimento dos astros, que me trouxeram aonde estou. Fazer 29 não mudou muita coisa além do fato de eu ter ficado mais velha. Mas também é bem provável que a proximidade dos 30 anos tenha me deixado um pouco mais reflexiva e analítica...

Mas o que me importa mesmo, mais do que as mudanças, do que o emprego, do que o casamento cada vez mais próximo, o que me preocupa e me interessa de verdade é cuidar da cabeça, arejar, refrescar os pensamentos. Porque pensamentos envelhecem, amigos. E pensamentos velhos combinam com hábitos endurecidos, que viram preconceitos e aí quando você vê já era: em boa coisa não dá!

Daí que meu projeto para 2011, para viver bem meus 29 anos, é manter a cabeça aberta e os braços também - pra quem vier com o mesmo espírito livre. O mais são pés descalços pisando a areia da praia, mãos dadas com meu amor, trabalho, casa, descanso, flores nos vasos, crianças brincando, mesas de bar com amigos e carinho de família. Só.




4 comentários:

  1. Belo texto! Sobre astrologia, não sou um interessado, mas existem estudos seríssimos que mostram que existe uma relação entre a posição dos astros no dia em que a pessoa nasceu e certos padrões de comportamento (tipo esolha de profissão) que ela adota durante a vida... O maior teólogo e filósofo católico, Santo Tomás de Aquino, dedica várias páginas de sua "Summa contra os gentios" à astrologia... Eu também sou bastante cético - ceticismo saudável esse nosso - mas acho que o assunto merece respeito e estudo...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, amigo. Sim, hoje respeito mais do que já respeitei algum dia (confesso). Como disse, tenho tentado manter a cabeça aberta e afastar os preconceitos. Mas no momento a verdade é que não sei quase nada de astrologia mesmo, rs.
    Agora, vc cético? Não entendi nada...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, embora eu tenha chegado aos 30 ainda com o mesmo desejo de renovar e viver de forma mais leve e verdadeira, de construir, de realizar; desejo esse que se intensificou lá pelo finalzinho dos 28 e que vem crescendo.... (Verdadeiramente: viver de forma mais verdadeira!)
    Descartar aquilo que não 'cola' mais e restaurar o que vale a pena. Reciclar por dentro e criar por fora. Não acumular coisas... guardar apenas aquilo que é necessário pra ser feliz e evoluir, em todos os sentidos...
    Acho que a chegada dos 30 faz a gente se preocupar menos com a opinião dos outros sobre nós e mais com a nossa própria visão do que somos e como queremos ser.

    Sobre astrologia...eu acredito que, como toda a natureza e como parte dela, nós tbm sofremos influência da posição dos astros... Nada sobre vidências de horóscopo não, mas sobre o comportamento e tendências mesmo, percebidas em certos perfis, nascidos em certos períodos... enfim, não sou uma 'entendida' sobre o assunto, mas acredito nessa possibilidade, como base pra estudo.

    :*

    ResponderExcluir
  4. Lica, seu comentário me lembrou a frase de Ítalo Calvino que encabeça o blog: "somos o que não jogamos fora". Obrigada e venha sempre aqui, adoro suas ideias!

    ResponderExcluir